Não encontras o que procuras? - Deixa-nos uma mensagem +351 91 072 49 54

Tudo o que a Mesa de Páscoa deve ter!

Escrito em 06 de abril de 2022

Tudo o que a Mesa de Páscoa deve ter!

Quando é a Páscoa? Por que razão devemos celebrá-la? O que é que devemos ter na nossa mesa de Páscoa?

Preparamos este artigo, precisamente, para ajudar a preparar a melhor mesa de Páscoa!

A Páscoa é a festa religiosa mais importante para os Cristãos e, em Portugal, é bastante celebrada! A Páscoa não tem data fixa, pelo que, todos os anos, surgem dúvidas de quando ela acontecerá. Em 2022, será a 17 de abril e significará a Ressureição de Cristo. Por outras palavras, é o início de um novo ciclo nas nossas vidas, um momento de renascimento, de festa e de celebração! Perceber a importância desta data é fundamental para preparar a melhor mesa de Páscoa, cheia de alegria, sabor, cor e aromas!

Mesa com decoração simples

No que diz respeito à decoração, a Páscoa é uma altura onde as famílias procuram fazer uma mudança visual mais intensa das suas casas, começando logo pela limpeza a fundo dos espaços da casa. Para os cristãos a ideia de novo ciclo é levada muito a sério, mas isso não implica que a mesa de Páscoa tenha de dar muito trabalho. Muito pelo contrário, a decoração costuma ser bem simples e deve apostar apenas em ter algumas cores que acompanhem a ideia de Vida e de Primavera e, se possível, alguns aromas agradáveis que deixem qualquer visita de sorriso no rosto.

Ovos da Páscoa

Os tradicionais Ovos da Páscoa devem estar presentes, porque também eles simbolizam o nascimento e a vida. Podemos comprar já feitos ou podemos aproveitar o tempo com os mais novos em família e prepará-los com uma decoração personalizada. Certamente será motivo de diversão, tempo de qualidade em família e podemos poupar bem mais do que imaginamos.

Flores

Estamos na primavera, as flores estão todas a abrir e não há símbolo maior de delicadeza e de vida do que elas! As flores são sempre uma boa opção para ter na Mesa de Páscoa.

 

E no que toca aos sabores da Páscoa?

Uma Páscoa feliz precisa dos melhores sabores e o ideal é recorrer ao tradicional para recordar as boas memórias que temos desta época!

Vinho do Porto

O Vinho do Porto será sempre o dono e senhor de qualquer mesa. É tradição, é sinal de sabedoria, é símbolo de Portugal e, por isso, é fundamental que esteja na nossa mesa. Existem Vinhos do Porto mais acessíveis e outros mais premium, porém há uma categoria que nunca falhará, os LBV.

Pão de Ló

É, à semelhança do Vinho do Porto, um elemento tradicional e que, por isso, não deve faltar na nossa mesa! São raras as pessoas que não conhecem ou não gostam de Pão de ló e ele tem uma grande vantagem, porque combina muito bem com outros elementos da mesa. Deixaremos algumas sugestões de seguida!

Queijo

Pela variedade de queijos que existem, por combinarem tão bem com tantos elementos da mesa, por agradarem à grande maioria da população portuguesa, ter um bom queijo na sua mesa de Páscoa é uma opção mais que válida!

Marmelada e compota

São talvez os nomes menos comuns da lista, mas são excelentes opções para combinar com os queijos e com o Pão de ló. De diferentes sabores e texturas, a verdade é que são bastante acessíveis, cheios de cor e trazem muito sabor para a mesa de Páscoa!

Ovos cozidos

Um pouco à semelhança dos ovos da páscoa, estes ovos são os tradicionais ovos das nossas galinhas, mas costumam estar na mesa cozidos e, alegremente, pintados! Claro está, a cor e o sabor nunca podem faltar, especialmente no próprio domingo de Páscoa!

Folar da Páscoa

Mais comum numas localidades do que noutras, a verdade é que é cada vez mais valorizado um pouco por todo o País e é um elemento que não pode faltar na mesa!

Amêndoas de chocolate

Elas são a perdição dos miúdos e dos graúdos e nunca devem faltar na mesa de Páscoa! Adoçam o dia e a nossa vida e trazem sorrisos verdadeiros. Elas são a porta aberta para a felicidade e para a nova vida que se inicia.

 

E agora, o que fazer a seguir? 

Já sabemos o que ela deve ter, agora é hora de a preparar! Nas notas do telemóvel ou com o tradicional papel e caneta, o melhor é preparar uma mesa simples, com cor e cheia de sabores tradicionais!

 

Posso receber mais dicas e novidades como esta?

Claro! Clica no botão embaixo, deixa-nos o teu email e iremos enviar-te estas e muitas outras dicas!

 


×